12 de fev. de 2010

Device Doctor: encontre drivers corretos para seu PC


Após a instalação do Windows, é comum irmos atrás de drivers e instalar os mais recentes na máquina, visando garantir desempenho máximo e recursos que, com o tempo, fabricantes disponibilizam através de versões atualizadas deles. Até aqui, não há problema, principalmente com o ótimo sistema de detecção e instalação de drivers do Windows 7, que funciona integrado ao Windows Update. Uma maravilha!
Mas e quando esse sistema do Windows 7 "falha", ou, ainda, você se vê com um PC desconhecido em mãos, rodando o Windows XP ou Vista, com periféricos não reconhecíveis facilmente? Abrir o gabinete é uma opção, mas conseguir identificar os periféricos sem sair do lugar, e de quebra encontrar e baixar os drivers corretos, é bem mais prático, não?
É isso que o Device Doctor promete. O pequenino programa faz uma análise do hardware, e em seguida, mostra os drivers que estiverem desatualizados, junto a um link para a versão mais recente.

Device Doctor.

 A instalação é livre de dores de cabeça, e o uso, idem. Após finalizar a instalação, basta abrir o programa e clicar no botão Begin Scan. Espere até a análise terminar, e na parte inferior da janela, em Download driver updates, a lista dos drivers desatualizados aparecerá. Cada um deles contém um botão Download Update; ao clicar nele, você será levado para uma página do próprio Device Doctor, onde há mais informações sobre o periférico em questão, além do link para download do driver.

Página do Device Doctor.


Simples de usar, e útil no que se propõe a fazer, o Device Doctor é um aplicativo que todo mundo que lida com computadores deveria ter em seu "canivete suíço" da informática. Ele não é perfeito, mas constantemente é melhorado - há, aliás, uma opção no instalador para enviar dados anonimamente ao desenvolvedor.
Existem muitas opções nesse gênero, mas gratuito e com tamanha acuidade, o Device Doctor é um dos poucos representantes.
Ah, e um último conselho: faça pontos de restauração antes de instalar os drivers sugeridos pelo programa. Particularmente, não tive problemas, mas como tudo na informática, o Device Doctor não é à prova de falhas. Como o software mexe com algo sensível do sistema operacional, que em último grau pode causar danos realmente feios, ter um ponto de restauração pode salvá-lo de uma formatação indesejada, ou ainda, da perda de arquivos e tudo mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário