10 de fev. de 2010

Como utilizar mais de 3 GB de RAM no Windows 32 bits

Acho que todos já sabem que as versões 32 bits do Windows não conseguem gerenciar mais de 3 GB de memória RAM.

Se você possui mais memória RAM do que seu sistema pode gerenciar, uma boa dica é utilizar o ramdisk para armazenar arquivos temporários frequentemente acessados, arrumar “serviço” para essa memória “parada” e aumentar a velocidade do seu sistema.


Baixe o programa aqui, ele é gratuito e para instalá-lo basta dar um duplo clique sobre o executável “ramdisk.exe” e logo em seguida clicar em “Install RamDisk”:





Como 
utilizar mais de 3 GB de RAM no Windows 32 bits
Como 
utilizar mais de 3 GB de RAM no Windows 32 bits


Feito os passos acima ficarão ativas as opções “Disk Size” e “Driver Letter” o qual você deverá modificar de acordo com suas exigências.

Em “Media Type” selecione a opção “Fixed Media”, logo depois clique em “Apply” e “Ok”:




memória ram


Esse processo poderá demorar um pouco e depois de completo e a janela de confirmação ter aparecido você poderá ver “RAMDisk” através do “Meu Computador”.

Agora o RamDisk já pode ser utilizado como um “hd virtual na memória” com velocidade de escrita e leitura muito superior a de um HD ou memória flash(pen drives e SSD’s).

Vamos agora utilizá-lo nos arquivos de paginação, para isto navegue(no Windows XP) até “Painel de Controle-> Sistema-> Avançado e em “desempenho” clique em “Configurações-> Avançado-> e em “Memória Virtual” clique em “Alterar”, selecione o “RamDisk” e defina a paginação que atenderá suas necessidades:




Windows
 32 bits
Windows
 32 bits


Note que caso o utilitário não reconheça toda a memória instalada, talvez seja necessário você ativar o modo PAE o qual pode acarretar problemas na compatibilidade de drivers. Se mesmo assim você quiser ativá-lo, faça o seguinte:

Modo PAE no Windows XP:

Clique com o botão direito em Meu Computador-> Propriedades-> Avançado e em “Inicialização e recuperação” clique em “Configurações”-> “Editar”.

No bloco de notas abrirá o arquivo “boot.ini”, a linha

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS=”Microsoft Windows XP” /noexecute=optin /fastdetect deve ser alterada para “multi (0) disk (0) rdisk (0) partition (1) \ WINDOWS = “Microsoft Windows XP” / noexecute = OptIn / PAE

Salve e pronto.

Modo PAE no Windows Vista:

Pressione as teclas “Windows + R”, digite cmd e tecle ENTER.
Pressione Ctrl + Shift + Enter e execute o prompt em modo de administrador
Digite então o comando Bcdedit? Set PAE forceenable e tecle ENTER.

Fonte: Guia do Windows

Nenhum comentário:

Postar um comentário