22 de fev. de 2010

Solução para o erro “Falta NTLDR”





· Descrição do problema

Ao ligar um computador baseado em Windows XP*, a mensagem Falta NTLDR é exibida como na figura acima, impedindo que o sistema operacional inicie corretamente.

* O mesmo erro ocorre também em outros sistemas Microsoft Windows baseados no NT, mas este tutorial em particular é direcionado a usuários do Microsoft Windows XP.

· Solução

A solução é relativamente simples, mas é necessário que o computador seja inicializado através de um dispositivo bootável, sendo assim, oferecemos três opções :

Imagem ISO para cd, gerador de disquete de boot e arquivos para gerar USB bootável, arquivos que acompanham este tutorial.

Ao trabalho …

· 1º Passo
Inicialize o computador usando o tipo de boot escolhido, você verá a seguinte tela :




O que é esta tela? É um menu que simula 10 tipos de boot diferentes, você deve começar pela primeira opção, não obtendo sucesso passe a segunda opção e assim por diante até que o sistema operacional inicialize corretamente.

Na maioria das vezes, escolhendo a primeira opção resultará em um boot bem sucedido se você instalou o sistema operacional em um HD único e na partição primária do mesmo e com o path padrão do Windows (/Windows)

Podemos chamar a primeira opção 1ST TRY THIS seleccione esto primeiro de opção padrão ou default para este processo

As outras opções existem para instalações em multi boot e máquinas com mais de um HD, se for o seu caso, vá tentando cada opção na sequência até obter um boot com sucesso

· 2º Passo

Assim que iniciado o Windows, copie os arquivos abaixo do seu dispositivo de boot para seu diretório raiz: (exemplo: se sua instalação está em c:\windows o diretório raiz é c:\)

1. NTLDR

2. NTDETECT.COM

3. BOOT.INI





No exemplo acima, os arquivos são copiados do cd de boot

· 3º Passo

Ao iniciar novamente o sistema operacional, o mesmo menu com várias opções estará ativo, mesmo depois de um boot normal, porém você tem duas escolhas para evitá-lo:

1. Primeira opção

Diminuir o tempo de exibição do menu de boot para 1 segundo apenas, para tanto clique com o botão direito do mouse no ícone meu computador em sua área de trabalho e selecione propriedades, siga então as instruções nas figuras abaixo:



2. Segunda opção

Editar o arquivo boot.ini do dispositivo escolhido para boot antes de copiar para o HD, mas só faça isso se tiver conhecimento suficiente para avaliar se as variáveis do arquivo combinam com sua configuração. Se você possui um HD apenas com um único sistema operacional instalado no caminho padrão (\windows) provavelmente você poderá utilizar esta opção.

Substitua o conteúdo do arquivo boot.ini pelo código a seguir:

    [boot loader]

    timeout=30

    default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

    [operating systems]

    multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

Você também pode editá-lo na mesma guia Inicialização e Recuperação utilizada anteriormente e mostrado a seguir:



Nenhum comentário:

Postar um comentário