12 de fev. de 2010

Firefox com visual das versões 3.7 ou 4.0

Bom, primeiramente, você precisa obrigatoriamente do tema e de uma extensão, que complementa o tema, tendo várias opções de personalização. Juntas fazem um belo par e mudam totalmente a aparência do Firefox.


A extensão Hide menubar não é mais necessária, já que seu comportamento foi incorporado pelo Firefox. Basta desmarcar a opção Menu, no menu de contexto da interface, que o menu some - e volta pressionando a tecla Alt.
Outras extensões recomendadas pelo desenvolvedor e que funcionam perfeitamente com tema, mas que não são necessárias:
Após instalar todas as extensões, reinicie o Firefox.
Agora vamos à configuração: vá em Ferramentas, Complementos, selecione a extensão StrataBuddy e clique em Opções.
Na primeira aba, Bookmarks, você não precisa fazer nada; essas opções, em minha opinião, são irrelevantes.
Na segunda aba, também há poucas opções importantes. Aqui é opcional: se você quiser que as opções Restart e StrataBuddy Options aparecem no menu personalizado da direita (explicarei isso mais tarde), marque-as. Eu, como podem ver na screenshot, deixei apenas a StrataBuddy Options.
Aba Tools, do StrataBuddy.
Aba Tools, do StrataBuddy.
Aqui vem a parte importante: aba Strata, como o própio nome já diz, é quase tudo. Na opção Style, você pode escolher entre o mock-up da versão 3.7 ou da versão 4.0. Eu prefiro o 3.7 pois, a única diferença que eu notei entre os dois foi isso:

Barra de endereços (3.7).
Barra de endereços (3.7).
Barra de endereços (4.0).
Barra de endereços (4.0).
Como podem ver, as diferenças são mínimas, mas existem. Eu prefiro a versão 3.7, onde o ícone no endereço é preenchido por inteiro no quadradinho, ao contrário da versão 4.0 onde fica um quadrado dentro do quadrado. Também, na versão 4.0, como podem ver, há um botão do lado da barra de endereços, que é o de recarregar/parar a página.
Aba Strata, do StrataBuddy.
Aba Strata, do StrataBuddy.
Abaixo, há a opção do background. Caso você use o XP, pode usar qualquer uma das opções a partir do Luna/Olive até o Aero Basic. Pra quem usa Windows 7 ou Vista, é altamente recomendável a opção Aero Glass. A graça do tema está aí - a parte de cima fica transparente, muito bonita. No caso de não ter o Aero ativado e consequentemente a transparência, use o Aero Basic.
Agora, a penúltima aba, Tabs. Aqui você escolhe se quer as abas no topo (Tabs on top), ou abaixo da barra de endereços, estilo da versão 3.7 (3.7 tabs/personal toolbar background): com a barra de favoritos acima das abas e abaixo da barra de endereços.
Por fim, há ainda a opção default, que deixa as abas em baixo e a barra de endereço em cima, mas não há como colocar a barra de favoritos.
Aba Tabs, do StrataBuddy.
Aba Tabs, do StrataBuddy.
Teste cada uma e veja qual a opção mais lhe agrada. Eu gosto muito das abas no topo e da opção default, já que em ambos os casos não há barras de favoritos, e como eu não uso mesmo...
Última aba, Misc. Aqui são algumas configurações específicas, de "perfumaria". Vou explicar:
  • Show adress bar dropmarker: mostra aquela setinha para baixo no extremo canto direito da barra de endereços, onde é mostrado a lista de endereços visitados, o mesmo que aparece quando você começa a digitar www. na barra;
  • Progress lines (requires Tab Progress Bar and Fission): essa opção é para quem usa as extensões recomendadas pelo autor, Fission e Tab Progress Bar. Com ela ativada, as extensões vão estar 100% integradas com o tema. A extensão Fission, pra quem não sabe, adiciona aquele preenchimento na barra de endereços quando a mesma está sendo carregada, e a Tab Progress Bar adiciona aquele "risquinho" na aba quando ela está sendo carregada também. Ambas indicam o progresso de carregamento a página, como podem ver. Não é obrigatório usar; eu nem uso;
  • Segoe UI Semibold font: com essa opção ativada, as fontes do navegador ficam com um semi-negrito, bem mais visível que o normal. Teste e veja se gosta;
  • Animated RSS button: com essa opção marcada, o ícone do RSS não fica mais padrão, aquele quadradinho laranja, mas sim muda para um ícone com a anteninha e ondas em vermelho, animada, como um *.gif. É melhor marcar e ver do que explicar :-) .
  • Remove "List all tabs" button: por fim, a opção que vem ativada por padrão. Com ela marcada, aquele botão que fica no extremo canto direito das abas, que mostra todas as abas abertas em um drop and down menu é retirado. Eu acho inútil, e deve ser por isso que o desenvolvedor já deixou ativado por padrão.
Aba Misc, do StrataBuddy.
Aba Misc, do StrataBuddy.
Está quase pronto. Para finalizar, faça o seguinte: clique com o direito na região entre as abas e a barra de endereços (é um espaço bem estreito, eu sei) e procure pela opção Personalizar....
Aqui vem a parte principal: coloque e retire os botões que quiser (eu aqui gosto de deixar apenas o botão voltar/avançar e o botão de abrir a página inicial) e adicione os dois botões principais do tema: Page e Tools, que devem ficar do lado da barra de endereços, no canto direito. Se em baixo estiver marcado "ícones pequenos", desmarque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário